terça-feira, outubro 03, 2006
Especial Sara Tavares
Sara Tavares partiu do anonimato para as luzes da ribalta em 1994, ao ter vencido a primeira edição do programa de televisão "Chuva de Estrelas", em que participou com o tema "The Greatest Love Of All", original de Whitney Houston.
A partir daí, muitas portas se abriram para a cantora, que viu as possibilidades de seguir uma carreira musical aumentarem consideravelmente. Antes da edição do seu primeiro disco, a cantora participou ainda no Festival RTP da Canção em 1996, tendo obtido a melhor classificação de sempre.
A estreia discográfica aconteceu também nesse ano com o álbum "Sara Tavares & Shout", que a cantora apresentou ao vivo em Portugal, Cabo Verde e Paris, e em vários programas de televisão, inclusivamente num directo para a BBC, e em acontecimentos sociais. Neste disco, o gospel era a sua matéria-prima principal e, daí, a sua ligação ao grupo coral de gospel, Shout.
Dois anos após a edição do álbum de estreia, Sara Tavares começou a trabalhar no seu sucessor, cuja promoção consistiu em mais uma série de concertos, que a levaram a explorar as suas verdadeiras raízes. De origem portuguesa e cabo-verdiana, a cantora procurou neste segundo registo discográfico incluir as suas primeiras influências, que se traduziram na escolha do título do disco, "Mi Ma Bô", cuja tradução do criolo significa "Eu e Tu".
Neste trabalho, Sara Tavares revela também as suas qualidades de compositora e co-produtora, o que deixa adivinhar desde já as possibilidades de uma carreira consistente e de provável longevidade.
Na produção, a cantora contou com a ajuda de Lokua Kanza, um músico do Congo, residente em Paris, conhecido por trabalhos anteriormente realizados para artistas como Youssou N'Dour, Ray Lema, Manu Dibango, Papa Wemba, Miriam Makeba, entre outros.
O resultado final foi um álbum com declaradas influências africanas, e um rasgo de soul, cantado em português, criolo e inglês, que foi bem recebido tanto em Portugal, como fora de portas.
Sara Tavares conta ainda no currículo com uma menção honrosa por parte da Walt Disney Records dos Estados Unidos, fruto da sua gravação do tema "Longe do Mundo", de 1996, incluída no filme "O Corcunda de Notre Dame", que foi considerada a melhor versão de todo o mundo em língua não inglesa. No ano seguinte, voltou a trabalhar para a Walt Disney, tendo gravado vários temas para o filme "Hércules".
As participações em espectáculos de outros artistas marcaram também o percurso musical da cantora, que colaborou com nomes como Rui Veloso, Luís Represas, Tito Paris e Ala dos Namorados, tendo inclusivamente participado no disco ao vivo da Ala, em 1999, e colaborado no grande êxito "Solta-se o Beijo".
Na Expo'98, Sara Tavares participou no espectáculo de homenagem a Gershwin, ao lado da Rias Big Band Berlin, do qual resultou a gravação de um disco; e colaborou também no no concerto de abertura de B.B. King, fazendo parte do coro de gospel norte-americano, "The Ministers of Music".
Mais recentemente, em 2000, a cantora foi escolhida pelo público como melhor intérprete nacional, que lhe valeu a atribuição de um "Globo de Ouro".
Videoclip: Balancé
Videoclip: Voá Borboleta
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
lindissima a música dela Eu sei ;)
lindas, as musicas dela! =D
A Sara tavares tem uma linda voz e músicas lindas refrescantes luminosas belas a musica eu sei é linda
A Sara Tavares é a melhor interprete de musica portuguesa
Enviar um comentário